Governo de Minas anuncia congelamento do ICMS do diesel

Romeu Zema afirmou que os aumentos frequentes dos combustíveis têm consequências diretas no custo de vida dos mineiros

Por Plox

25/10/2021 09h30 - Atualizado há mais de 2 anos

O Estado vai congelar o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel a partir desta segunda-feira (25). A informação foi divulgada pelo governador Romeu Zema (Novo).

"Considerando que o aumento do valor do combustível, decorrente dos reajustes constantes da Petrobras, tem consequências diretas no custo de vida dos mineiros, o Governo de Minas vai congelar o ICMS do diesel no Estado a partir desta segunda-feira", disse o gestor, no Twitter.

Medida passa a valer nesta segunda. Foto: reprodução/ Google Street View

 

O ICMS é um dos impostos que incidem sobre o preço dos combustíveis em todos as unidades federativas, e é de responsabilidade dos governos estaduais. Recentemente, Zema afirmou que o valor do ICMS mineiro não é atualizado desde 2018.

O anúncio do governo de Minas ocorre poucos dias após mais uma greve dos tanqueiros (profissionais que transportam os combustíveis), motivada pelas frequentes altas dos preços dos combustíveis, como o diesel, e o baixo preço do frete. A paralisação teve início na madrugada da última quinta-feira (21) e foi encerrada no mesmo dia.

 

Os tanqueiros têm criticado frequentemente Jair Bolsonaro devido às altas nos preços dos combustíveis. Apesar disso, o presidente declarou, nesse domingo (24), que não vai interferir no valor.

Destaques