Auxílio Emergencial: saiba como antecipar o saque da 4ª parcela

De acordo com o Governo, as datas de saque são distintas das datas de depósito em conta digital, para evitar aglomerações

Por Plox

21/07/2020 11h08 - Atualizado há quase 4 anos

Nessa segunda-feira (20), o Governo iniciou o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial de R$ 600. De acordo com o Governo, são dois calendários de pagamento do benefício.

Um calendário é para os aprovados que fazem parte do Bolsa Família, que começou a ser pago nessa segunda. Já o outro calendário é para os aprovados pelo aplicativo, site e inscritos no CadÚnico, que começa a ser pago nesta quarta-feira (22).

Os aprovados pelo aplicativo, site e inscritos no CadÚnico recebem os depósitos em contas sociais digitais em uma data, porém podem movimentar o dinheiro apenas virtualmente, para pagamentos de boletos e pagamentos por meio virtual, usando QRcode ou usando o cartão virtual. O saque é autorizado em datas diferentes, mas, muitos beneficiários estão “driblando” o esquema de pagamento da Caixa, para antecipar o saque do benefício.

A Caixa tem feito depósito em conta digital em uma data e liberando saques e transferências em outras datas, para, segundo o banco, evitar aglomerações, como aconteceu no pagamento da primeira parcela.

Com isso, muitos beneficiários têm usado os bancos digitais para antecipar o saque ou transferências do auxílio. Para quem tem conta em um banco digital, é possível fazer um depósito através de boleto bancário. O titular da conta emite um boleto e paga , como se fosse uma conta, no Caixa Tem.

 

dinheiro-ebc-2Beneficiários tem usado aplicativos de bancos digitais para antecipar saque através de depósito por meio de boleto. Foto: reprodução
 

Em média, em até dois dias úteis, o valor já cai na conta referente ao boleto e, de acordo com cada banco, poderá ser usada para saques e transferências. É importante lembrar que alguns bancos cobram taxas para saques ou transferências.

Segundo o Banco Central, este procedimento não é considerado ilegal. Ele tem sido usado por diversas pessoas que trabalham de forma autônoma e emitem boletos para que clientes paguem pelos serviços ou produtos.

PicPay

Outra forma é utilizar o PicPay. Uma plataforma digital para pagamento de contas e transferência de dinheiro. A plataforma é parceira da Caixa, e por isso tem sido utilizada por muitos beneficiários.

Através do aplicativo do PicPay, é possível fazer uma recarga na carteira virtual utilizando o cartão virtual do Caixa Tem, de até R$ 600, permitido pelo Caixa Tem.

Após a recarga, basta pagar um boleto emitido por uma conta digital e aguardar até dois dias úteis, para que o valor caia na conta.

É bom lembrar que o PicPay permite fazer saque dos valores na carteira virtual, porém, por ser parceiro da Caixa, o aplicativo identifica que o valor é referente ao auxílio emergencial e bloqueia o saque do valor, até o dia autorizado pela Caixa, na escala de saque.

Veja a escala de pagamento da quarta parcela para os aprovados que receberam a primeira parcela em abril:

Depósito em conta poupança social digital:

22 de julho: nascidos em janeiro
24 de julho: nascidos em fevereiro
29 de julho: nascidos em março
31 de julho: nascidos em abril
5 de agosto: nascidos em maio
7 de agosto: nascidos em junho
12 de agosto: nascidos em julho
14 de agosto: nascidos em agosto
17 de agosto: nascidos em setembro
19 de agosto: nascidos em outubro
21 de agosto: nascidos em novembro
26 de agosto: nascidos em dezembro

Liberação para saque: 

25 de julho: nascidos em janeiro
1 de agosto: nascidos em fevereiro e março
8 de agosto: nascidos em abril
13 de agosto: nascidos em maio
22 de agosto: nascidos em junho
27 de agosto: nascidos em julho
1 de setembro: nascidos em agosto
5 de setembro: nascidos em setembro
12 de setembro: nascidos em outubro e novembro
17 de setembro: nascidos em dezembro

 

Veja também: Pagamento da 4ª parcela começa nessa segunda (20); veja datas e escala

 

Bolsa Família

Os aprovados que fazem parte do Bolsa Família recebem de acordo com o número final do NIS. Os aprovados desse grupo são os únicos que podem sacar o benefício no dia do pagamento.

Nesta segunda, recebem os que tem o número do NIS terminado em 1.

Veja a escala de pagamento

Data do pagamento    Beneficiário do Bolsa Família
20 de julho - NIS final 1
21 de julho - NIS final 2
22 de julho - NIS final 3
23 de julho - NIS final 4
24 de julho - NIS final 5
27 de julho - NIS final 6
28 de julho - NIS final 7
29 de julho - NIS final 8
30 de julho - NIS final 9
31 de julho - NIS final 0

 

Veja também: veja a escala de pagamento para quem recebeu 1ª parcela em maio

Destaques