"Jogo da vida" do Cruzeiro terá torcida única

O jogo deste domingo, contra o Palmeiras, definirá se o Cruzeiro permanecerá ou não na primeira divisão

Por Plox

08/12/2019 09h36 - Atualizado há mais de 4 anos

A Justiça de Minas Gerais acatou o pedido do Ministério Público (MPMG) e determinou que o “jogo da vida” do Cruzeiro, que enfrentará o Palmeiras na tarde deste domingo (8), no Mineirão, em Belo Horizonte, seja com torcida única da Raposa.

49175838492 b709174931 c Foto: Divulgação/Cruzeiro

A juíza Juliana Beretta Kirche Ferreira Pinto, assinou o despacho em resposta à Tutela de Urgência protocolada pelo MPMG na manhã de sábado (7). De acordo com a juíza, a liminar tem como objetivo garantir a segurança dos presentes no estádio e levou em conta, além da importância do jogo, que pode sacramentar o primeiro rebaixamento da história do Cruzeiro, a parceria da torcida organizada do Palmeiras com a torcida “Galoucura”, do rival Atlético-MG.

"A adoção do critério de torcida única para o jogo que será realizado amanhã, às 16 horas, no Estádio do Mineirão, é medida de cautela e prudência para a garantia da ordem pública e salvaguarda da segurança dos próprios torcedores, sobretudo pelo fato de que a torcida do Palmeiras – além da rivalidade ínsita à partida contra o Cruzeiro neste domingo – é tida como ‘irmã’ da Torcida Organizada ‘Galoucura’, do Atlético", disse a juíza no despacho.

A liminar ainda determinou que o time mandante, o Cruzeiro, não venda nenhum bilhete para torcedores do Palmeiras. Caso o Cruzeiro não acate a decisão, a juíza estipulou a multa de R$ 10 mil por ingresso vendido.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não se pronunciaram sobre a decisão.

Tentativas anteriores

Anteriormente, ainda ao longo da semana, o Cruzeiro entrou com uma liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o STJD, pedindo que a partida fosse realizada com torcida única com o mesmo argumento usado pelo MPMG e acatado pela Justiça.

No entanto, o STJD negou o pedido da diretoria celeste na última sexta-feira (6). O STJD argumentou que, caso não fosse possível garantir a segurança dos torcedores dos dois clubes, seria melhor realizar a partida com os portões fechados.

Screenshot 2019-12-08 Cruzeiro x Palmeiras Justiça acata pedido do Ministério Público e determina jogo com torcida únicaFoto: Reprodução/Twitter

Ainda na sexta, o MPMG expediu uma recomendação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Mineira de Futebol (FMF), com, segundo a entidade, apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na qual solicitava a realização do jogo com torcida única.

O MPMG, por meio de sua conta no Twitter, anunciou já no sábado o pedido da liminar diante da “ausência de resposta” das federações.

Cruzeiro x Palmeiras

O jogo tem o início previsto, assim como todos os demais jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro, para às 16h deste domingo. Para permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2020, o Cruzeiro precisa vencer o Palmeiras e contar com uma derrota do Ceará para o Botafogo, no Engenhão-RJ.

 

Destaques